VIVALDO STAUT

Método World Innovators (WI)
Foto de Brad Neathery on Unsplash
SÉRIE: HOME OFFICE – Trabalhando em casa – 2

Quando você está iniciando um negócio em casa, é fácil ignorar o despertador e levantar-se a hora que quiser. Você é seu próprio chefe, então você deve ser capaz de escolher as horas em que você quer trabalhar ou não, certo? Errado. Isto é um equívoco comum de que muitos que estão entrando em negócios home office.

É verdade que você é seu próprio chefe, mas se você trabalha das 9 da noite de um dia às 5 da manhã de outro, e depois não se levanta até o meio dia no dia seguinte, as pessoas não o levarão a sério.

Ao configurar seu negócio em casa, a primeira coisa que você deve fazer é escolher uma programação e cumpri-la. Dessa forma, seus clientes sabem quando podem contar com você. Isso é bom para os negócios e irá ajuda-lo a manter seus clientes.

Mas o principal benefício de planejar e manter um horário de trabalho ritmado está relacionado aos resultados que você certamente obterá. A disciplina tática é uma das principais característica de pessoas que constroem e mantém o sucesso.

Mesmo a criatividade que muitos acreditam ser um processo caótico, que depende de inspiração, epifania e até sorte, é muito mais produtiva quando empreendida de forma estruturada e disciplinada.

Veja o exemplo de Thomas Edson, um dos maiores inventores de todos os tempos e inventor da lâmpada elétrica. Edson era famoso por ser adepto de uma rotina rígida e muita disciplina para as pesquisas em seu laboratório.

A maioria das pessoas não consegue ser seu próprio chefe por falta de habilidades muito simples. Uma delas está relacionada a manter-se fazendo o que tem que ser feito.

Você provavelmente já ouviu o ditado popular “Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura.” O que podemos traduzir como foco e ação massiva.

Quando você planejar seu horário, descobra um horário de início e de encerramento que funcione melhor para seus clientes. Isto é fundamental.

Se para os clientes que você atende, seu horário pode ser diverso então se preocupe em manter horários que funcionam melhor para sua produtividade.

Eu, por exemplo, sou muito produtivo entre as 8 da noite de um dia e as 4 da manhã do próximo dia, e embora vá dormir neste horário, acordo pontualmente as 8:30 da manhã todos os dias. Embora pareça estranho para muitas pessoas, descobri que me sinto muito bem com este tipo de cronograma.

Eu divido meu dia em 3 porções de tempo:

  • 8 horas para trabalho;
  • 8 horas para descanso e;
  • 8 horas para lazer, diversão, convívio, leitura e aprendizado.

Também é muito importante que você reserve um tempo para refeições e pausas programadas para pequenos lanches, cafés, ou simples descanso e os cumpra a risca.

Você não tem que assinar um livro ou relógio ponto, mas você deve se lembrar que seu chefe é o seu cliente. E clientes contam com você estar disponível para atende-los durante o horário definido.

Assim como é importante manter o seu horário para início do trabalho, também e importante manter o seu horário de término.

Após escolher o que melhor convém para seus clientes e o que melhor funciona para você, divulgue seus horários de atendimento em seus canais, sua página na internet e em suas mídias sociais.

Quer saber mais sobre foco e ação massiva participe do treinamento Mentalidade para o Sucesso

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: