VIVALDO STAUT

Método World Innovators (WI)
Foto de Robert Bye em Unsplash

Para a maioria dos empreendedores em home office, o computador e a internet são parte integrante do sucesso ou fracasso do negócio.

Assim como quando você está em um escritório, e o chefe não está olhando, sempre há a tentação de verificar seu e-mail, visitar redes sociais, conversar com amigos on-line ou jogar um jogo quando você se sente entediado.

No entanto, assim como em um trabalho ortodoxo, isso também deve ser evitado quando você trabalha em home office. Simplesmente porque isso derruba a sua produtividade e prejudica o seu resultado.

Uma maneira de ajudar a evitar isso é configurar uma conta no seu computador que seja apenas para o seu negócio em home office.

Configure um email que seja apenas comercial, whatsapp e instagram que sejam apenas para contato institucional e use o navegador da Web para fazer apenas as coisas que fazem parte do negócio.

A tentação ainda está lá, é claro, mas se você usar estas dicas simples, descobrirá que não é tão difícil se manter focado.

O outro motivo pelo qual você deve fazer a configuração de uma conta separada para o seu negócio é porque, quando você faz coisas pessoais no computador durante o seu horário de trabalho, é bem provável que você também trabalhe durante o seu horário de descanso.

Um dos maiores erros que as pessoas que trabalham em casa cometem é que estão “sempre” trabalhando. Eles nunca se permitem um tempo “não produtivo”. Isso não é algo saudável e é algo que deve ser evitado. E ter uma conta separada no seu computador ajuda a impedir que isso aconteça.

Organização

Mantenha o seu ambiente de trabalho organizado. Não deixe papeis acumulados, copos, canetas, materias, recibos, etc… espalhados. Cada objeto deve ter o seu lugar. A organização do seu ambiente de trabalho é uma das melhores forma de se manter estimulado a focado.

Antes de começar o seu trabalho, faça uma lista de prioridades do dia. Liste as tarefas urgentes – aquelas que você não pode deixar para o dia seguinte e depois as importantes – aquelas que se você não fizer hoje vão se tornar urgentes em breve.

Comece o dia eliminando as tarefas urgentes e que menos te agradam. No começo do dia você esta mais disposto e com mais energia para executar tarefas que você não gosta tanto.

Somente comece as tarefas importantes depois que você eliminar as tarefas urgentes.

E deixe as tarefas que são importantes e que mais te agradam para executar por último, quando naturalmente seu nível de energia poderá estar mais baixo por causa do cansaço, porém, você se manterá mais focado, porque você tem prazer natural em realizar estas atividades.

Ao terminar o dia, guarde todos os materiais, equipamentos, livros e tudo mais que você utilizou. Deixe sua mesa organizada. Passe um pano em tuso e esvazie a lixeira. Deixe o ambiente pronto, limpo e organizado para você se sentir bem e agradecido no dia seguinte.

Inteligência emocional

Outro aspecto importante para você se manter focado, trabalhando em home office, esta relacionado ao desenvolvimento de sua mentalidade. O que você faz é resultado do que você pensa e o que você pensa é resultado do que você sente. Ou seja, “sentir -> pensar -> agir” é o processo pelo qual você faz o que faz.

Se você quer se tornar mais focado e muitas vezes luta contra você mesmo para conseguir, provavelmente o motivo esta relacionado a forma como você reage a suas emoções.

Aprender a reconhecer e gerenciar suas emoções, e os pensamentos gerados a partir delas, é a maior habilidade dos empreendedores de sucesso.

Manter-se focado, significa permanecer com o pensamento no presente e isso quer dizer manter sua atenção no que esta fazendo. A mente naturalmente vaga entre passado e futuro através das memórias e da imaginação. Permanecer com a atenção no que você esta fazendo ,intencionalmente, requer que você tenha a habilidade de reconhecer e descartar qualquer pensamento que brota em sua mente te convidando a visitar o passado ou o futuro.

Esta habilidade pode ser desenvolvida com treinamento e existem inúmeras ferramentas para ajudar você a aumentar sua capacidade de foco. Meditação e treinamentos de PNL são poderosas ferramentas para isto.

Quer aumentar a habilidade de se manter focado?

Participe do treinamento AMT da EBPNL…

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: