VIVALDO STAUT

Método World Innovators (WI)
Foto de Victoriano Izquierdo em Unsplash
SÉRIE: HOME OFFICE – Trabalhando em casa – 4

Um dos problemas que as pessoas enfrentam quando decidem que querem trabalhar em home office é decidir com que tipo de produto querem se envolver?

Existem algumas perguntas que você pode fazer a si mesmo para ajuda-lo a escolher um produto.

  1. É algo que as pessoas vão comprar?
  2. É popular porque é uma moda passageira?
  3. É algo em que você acredita?
  4. Muitas pessoas estão vendendo este produto?

Uma das melhores maneiras de saber se as pessoas vão comprar é perguntar. Pergunte a seus amigos, familiares e possíveis clientes. Esses serão seus primeiros clientes e o produto deve ser algo em que eles se interessem.

Um bom exemplo de um produto que é uma moda passageira é Harry Potter. É muito popular agora, porque o último livro saiu e os filmes ainda estão sendo lançados e estão em cartaz nos cinemas. Mas, as pessoas ainda vão comprar os produtos “Harry Potter” daqui a cinco anos, quando a moda terminar?

Vamos encarar. É difícil vender algo se é algo que você não gosta ou não usa. Se você quer que seu discurso de vendas pareça crível e que as pessoas saibam que você realmente acredita em seu produto você deve usar e gostar do que esta oferecendo.

E por fim tem a questão da competição por vendas. Disputar clientes pode ser bem desafiante quando tem muita gente oferencendo a mesma solução.

Depois de fazer essas perguntas a si mesmo, você poderá reduzir suas opções para encontrar produtos com os quais queira empreender.

Antes disto, porém, você precisa decidir que tipo de empreendimento deseja desenvolver:

  1. Produzir algo ou;
  2. Vender algo produzido por outros.

Pode ser que você diga que pretende fazer os dois, mas perceba que existe uma grande diferença entre empreendimentos que vão produzir algo e empreendimentos que vão comercializar produtos produzidos por outros.

Em ambos os casos, para decidir quail é o melhor produto para você trabalhar, você vai precisar de um bom modelo de negócio. Se você não sabe o que é isto, eu aconselho você a não empreender nada antes de ampliar seu conhecimento sobre modelos de negócio.

Eu não vou me alongar aqui sobre isto, porque seria necessário muito mais tempo e espaço do que temos aqui. Minha missão aqui é apenas chamar sua atenção para habilidades que são muito importantes para que seus empreendimentos em home office tenham mais chance de sucesso.

E o que você vai perceber, ao aprofundar suas habilidades em modelos de negócio, é que o produto não é o fundamental. Na verdade ele é a resposta para uma questão muito mais importante.

Se você esta em dúvida quanto ao produto deve ser porque você não sabe quem é o cliente do seu empreendimento.

Isto deve estar fixo em sua mentalidade, como se fosse feito de concreto e aço – O mais importante é definir para quem você fazer algo. O mais importante é o cliente!

O produto é apenas uma forma de atender a necessidade do cliente. A ordem de prioridade de um empreender de sucesso é: 1. CLIENTE -> 2. NECESSIDADE -> 3. PRODUTO.

Para escolher um produto você deve primeiro escolher o cliente para quem o produto será vendido. Isto é o que alguns chamam de AVATAR.

Para a maioria dos empreendedores iniciantes a resposta seria: “meu cliente é qualquer pessoas que queira comprar…” – e isto é o maior erro que você pode cometer. Você precisa escolher um avatar muito preciso.

Quanto mais características você puder listar sobre seu avatar, mais chance de sucesso você terá em seu empreendimento. Qual é a sua idade, qual é o sexo, onde ele mora, com quem vive, o que o torna feliz, como ele se veste, por onde anda, qual é a sua origem, que horas acorda, quanto tempo trabalha, o que lê, vê e ouve, ???, etc… – estes são apenas alguns poucos exemplos do que você deve saber sobre o seu avatar.

Quando falamos sobre um grupo de avatares, estamos nos referindo a um nicho de mercado. Você precisa avaliar a quantidade de potenciais clientes existem em um determinado nicho. Escolha um que tenha clientes suficientes para você iniciar e escalar seu empreendimento.

Logo após a escolha de um nicho, você deve começar uma investigação sobre as necessidades destes clientes. Você precisa descobrir coisas como:

  • O que ele gostaria de fazer, ter ou ser que ele ainda não conseguiu?
  • O que ele ja fez para conseguir e porque não deu certo?
  • O que ele poderia fazer para conseguir e porque ainda nao fez?
  • Quais são suas principais dôres?
  • Quais são os principais ganhos que ele gostaria de ter?
  • Quais são as tarefas obrigatórias (tenho que…) que ele tem que fazer, por ser quem é?

Com estas respostas em mãos, você começa a ter uma visão sobre como são os produtos que podem entregar uma solução mais atrativa para estes clientes.

E agora você pode procurar produtos disponíveis no mercado produzidos por outras pessoas ou produzi-los você mesmo, não importa.

O importante é atender a necessidade dos clientes e ficar bem perto deles, assim você perceberá mudanças nas necessidades e poderá rapidamente incorporar novos produtos ou descartar aqueles que já não os atendem mais.

Quer aprender sobre produtos que geram grande atratividade nos clientes?

Participe do treinamento World Innovators (WI).

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: