VIVALDO STAUT

Método World Innovators (WI)

Se preferir, clique no vídeo abaixo que eu leio “A Boa Comunicação” para você.

vpost25-Sucesso-e-comunicação-A-boa-comunicação

Olá! No artigo anterior desta série sobre Sucesso nós falamos um pouco sobre as definições de sucesso e de fracasso, inclusive citando como fonte pessoas que tiveram muito sucesso na história da humanidade. Pois bem, vamos então continuar nossa reflexão tratando neste episódio sobre um outro ingrediente importantíssimo do sucesso: a boa comunicação.

pelo Psicanalista Marcos Silveira

Falamos, anteriormente, que o sucesso ou fracasso podem ser determinados pela forma como utilizamos as ferramentas que estão ao nosso alcance.

Muitas pessoas atribuem o sucesso ao bom uso de uma das principais destas ferramentas, que é: Saber se relacionar com outras pessoas. E vinculam este chamado bom relacionamento ao fato de terem boa comunicação com os outros, ou à inteligência emocional, ou ainda ao carisma.

QUEM NÃO SE COMUNICA…

No distante ano de 1945, um franzino adolescente norte-americano estava com dificuldades de relacionamento na escola. Vasculhando a biblioteca de seu avô, ele encontrou um livro empoeirado, que havia sido lançado em 1936: “Como fazer amigos e influenciar pessoas”, de Dale Carnegie.

O rapaz o leu, e ficou tão entusiasmado com o tema que decidiu fazer o curso de Carnegie sobre o assunto, em 1952. Este rapaz se tornaria mais tarde uma lenda viva do mercado de Wall Street: trata-se de nada mais, nada menos do que o multibilionário Warren Buffett, principal acionista, presidente do conselho e diretor executivo da Berkshire Hathaway.

Constantemente citado na lista das pessoas com maior capital do mundo, Buffett ocupou o primeiro lugar desta lista em 2008, sendo amplamente considerado o mais bem-sucedido investidor do século XX. Até os dias de hoje, com quase 90 anos e um patrimônio líquido de quase 80 bilhões de dólares (2020), está disposto a mostrar para seus admiradores que está longe de ter terminado a construção de seu império.

O contato com as ideias de Carnegie transformou radicalmente a vida de Buffet. Tanto que o único certificado pendurado na parede do seu escritório é exatamente daquele treinamento em 1952. “Se eu não tivesse feito [esse curso], toda a minha vida teria sido diferente”, conta ele num documentário da HBO sobre sua vida. A boa comunicação ensinada no curso de Carnegie foi fundamental para a sua história de vida.

ENGENHARIA HUMANA

Esta obra de Dale Carnegie tornou-se um clássico, com mais de 50 milhões de exemplares vendidos e uma legião de leitores até os dias de hoje. Na obra, Carnegie nos aponta que apenas 15% do sucesso profissional e financeiro de uma pessoa é devido ao seu conhecimento técnico, e que a grande parcela deste sucesso, 85%, é devida à competência em “engenharia humana”, à personalidade e à capacidade de liderar pessoas.

E entre os atributos desta “engenharia” está o domínio da comunicação interpessoal.

Uma boa comunicação com as pessoas é uma das chaves do sucesso.

RAPPORT – ÓTIMA FERRAMENTA PARA A BOA COMUNICAÇÃO

Anthony Robbins, em seu livro “Poder Sem Limites”, nos adverte que precisamos praticar constantemente o rapport, dia após dia, para que possamos nos tornar um mestre nesta técnica. Você deve observar cuidadosamente a pessoa e procurar fazer você mesmo os padrões que ela demonstra. Treine com familiares e amigos. Com o tempo, você terá dominado a técnica!

Ressalva importante: O rapport não deve ser usado para manipular pessoas ou tirar vantagem delas. Se a outra pessoa supor que você está utilizando a técnica com esta finalidade, jamais se sentirá à vontade ou segura ao seu lado. Além disso, o resultado esperado será diametralmente oposto: você irá gerar antipatia, ao invés de empatia.

Bom, por hoje é isso.

Quer saber mais detalhes sobre o RAPPORT? Veja no próximo episódio!

Um grande abraço!

Fonte e mais Info: Este conteúdo foi escrito pelo Psicanalista Marcos Silveira. Conheça mais sobre o autor e seu propósito neste link. Veja dicas de como descobrir o seu propósito neste post. Assine nosso canal no Youtube e veja muitos outros “vposts” como este. Vídeos novos todas as quintas.


Participe do treinamento World Innovators (WI) OnLine

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: